quarta-feira, 19 de março de 2008

Piada ou Caralhada?

Ontem, em mais uma ida ao Coffee Break do Miguel 7 Estacas para ver mais uma noite de stand up comedy, fiquei um pouco decepcionado com a qualidade do humor que por lá se tem visto. Retrocedi umas semanas e realmente, aquele espectáculo não tem primado muito pela qualidade das piadas, mas sim pelo excesso de caralhadas.

Como fã incondicional de Monty Python, Fawlty Towers e Nuno Markl, entre outros, confesso que fico um pouco desiludido pela facilidade com que os humoristas que fazem stand up comedy recorrem à caralhada/palavrão para conseguir a gargalhada geral. É, de facto, o meio mais fácil de conseguir a atenção do público. Admito que piadas inteligentes, que obriguem as pessoas a ter um pouco de cultura geral e a pensarem no seu significado, são complicadas de elaborar e de as dar a entender. No entanto, não é isso que faz um grande humorista? Vejamos o Nuno Markl, consegue pegar em qualquer tema e transformá-lo em grandes doses de riso e gargalhada.

Não quero com isto dizer que um tipo de humor é melhor que outro, mas a caralhada está realmente a tomar conta do stand up. Aos homoristas pede-se inteligência, aos espectadores...cultura!!!

2 comentários:

Unknown disse...

não podia concordar mais...

Helder disse...

Tenho que discurdar apenas num ponto, a semana passada acho que o nivel ate foi bom. O Rui Xara bem tentou mandar piadas inteligentes mas como tu reparas-te quando ele utilizava esse tipo de humor só meia duzia de pessoas é que percebiam. Oo seja, surge-me outra questão, sera que são os comediantes que querem fazer humor de uma forma facil, ou sera que são levados a utilizar esse tipo de humor por falta de cultura do publico. Acho que é uma mistura ds dois. Porque se fores lá e pergutares de qual gostaram mais, do rui xara ou do João Seabra, eles vao dizer que gostaram mais do João Seabra. E podes constatar isso pelo numero de pessoas que estava a semana passada e esta semana. OU Seja acho que é muito por causa do publico que a comedia hoje em dia esta cada vez mais cheia de caralhadas e cada vez com menos humor inteligente
Abraço