sexta-feira, 21 de março de 2008

Das obras e afins...

Obras, teste de paciência que qualquer trofense está habituado, assim como a "cidade aos buracos" que a Trofa é. Mas penso que o pior poderá estar para vir. Segundo cartazes enormes que estavam colocados em pontos ao longo da Nacional 14 e Nacional 104 parece que vamos ter Metro (finalmente depois de 10 anos) e ainda as tão aclamas quanto obrigatórias variantes (depois de serem projectadas à mais de 30 anos).
Ou seja, será isto uma promessa cumprida ou uma promessa por cumprir deste executivo autárquico?
No ano em que a Trofa celebra os 10 anos da elevação a concelho, é importante reflectir acerca do que foi feito e do que haverá ainda por fazer. A variante à Nacional 14 tem sido um entrave ao desenvolvimento da cidade. Primeiramente projectada logo após o 25 de Abril e sendo adiada sucessivamente pela antiga autarquia de Santo Tirso, a variante tornou-se bandeira política nas campanhas eleitorais pelos candidatos à Câmara da Trofa, aliás tal como o Metro, ao que já lá irei. É de facto uma promessa incumprida do executivo liderado por Bernardino Vasconcelos, sendo que a variante foi o grande objectivo do município. Temos esta lacuna há mais de 30 anos, e não me parece (apesar dos cartazes) que seja nos próximos anos que a vamos ver.
Outra lacuna e bandeira eleitoral foi a inserção da Trofa na rede metropolitana do Porto. Promessa ainda discutida por Dr. João Moura de Sá, quando este liderava a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. A este respeito convém dizer que a culpa não pode ser totalmente atribuída ao município. O governo socialista decidiu parar a 1ª fase das obras, pelo que elas pararam no ISMAI, esquecendo-se de que a Trofa fazia parte da 1ª fase das obras da linha verde do metro do Porto. Lembro-me de ler nos jornais nacionais palavras de ordem vindas da Dra. Joana Lima e do Dr. Bernardino Vasconcelos, no entanto tal deu resultados apenas alguns anos depois e finalmente parece que vamos ter o tão querido metro.
Estes dois elementos poderão-se revelar de uma relevância extrema para o desenvolvimento da Trofa. Na minha opinião, estas duas obras serão de capital importância para o caminho que a Trofa quer seguir para se afirmar como um pólo industrial e comercial e ainda como uma cidade "dormitório" que se quer como parte integrante do Porto. Atrevo-me mesmo a dizer que a Trofa poderá chegar ao nível da Maia. Potencial tem, terá governantes competentes que a levem a tal meta? A ver vamos.

5 comentários:

Unknown disse...

Texto muito bom, merecedor de um artigo de opinião de jornal ;)

Uma sugestão... porque não envias essas tuas opiniões para os jornais locais? Sempre podias contribuir para a discussão dos temas num meio de mais ampla difusão..

think about it ;)*

Helder disse...

Para tu veres a quanto tempo as variantes ja estão projectadas. Tenho uma cadeira na faculdade em que tenho que projectar o traçado de uma estrada. E adivinha la qual é a estrada que estou a projectar. Pois esssa mesmo a variante da trofa ( e pelo que ouvi falar ainda vamos ter que esperar uns aninhos para ver a variante começar a andar, quanto vais vela pronta. Como diz o povo já nao deve ser para o meu tempo :P

Helder disse...

Quanto ao metro discordo completamente, Uso o comboio todos os dias e posso garantir que os comboios que há para o porto chegam e sobram. Há combios de 10 em 10 min nas horas de ponta. Sera que havera metro com tanta frequencia??? Depois e como um estudante destas materias, posso garantir que o metro demorara muito mais tempo a chegar ao porto que o comboio. Sera que isso compensa o investimento?? as pessoas querem xegar rapido, e nao ir num passeio em que da quase para correr ao lado do metro.
Dou um exemplo, quando acabaram com os comboios para a povoa e instalaram o metro ate lá, sabes qual foi a reacção das populações?? Queremos o comboio de volta é muito mais rapido, é ate mais rapido ir de carro do que de metro(a ideia nao era ser o contrario?) A rede de metro é muito importante sim , mas dentro do grande porto, quando saiumos dai é completamente "parvo"(desculpem o termo) Só vai dar prejuizo tal como dá a linha para a povoa. Mas há promessas a comprirm, acordos assinados e como tal lá iremos ter o metro na trofa (mas só daqui a 5 anos, nunca antes disso)
Abilio deixo aqui outro tema para um post. O facto de a camera da trofa ser a unica do pais sem PDM que anda a ser elaborado a 10 anos e ainda nao está nem para breve a sua conclusão. Acho que isso diz muito da confusão e da desorganização que esta cidade vive
Mas eu gosto de ser Trofense :P

Há_Dias disse...

Hélder,

Não concordo nada com a visão que tens sobre o metro pela simples razão que ele não vai servir apenas para ir até ao Porto, mas também.
Quero com isto dizer que entendo o metro como uma alternativa às camionetas que fazem a carreira da Nacional 14 e também ao automóvel. Penso que quando houver metro as pessoas se deslocarão entre as aldeias e freguesias da Trofa preferencialmente nele.
Uma das questões que se poderá revelar importante para que tal aconteça é o preço e a competitividade deste. No entanto, a sociedade mundial caminha para um plano em procura cada vez mais a qualidade, e assim sendo o metro é a alternativa mais qualitativa, quanto mais não seja em termos ambientais.

Jaime Toga disse...

as obras são necessárias e penso que a população tem grande compreensão para elas.
o grande problema é quando são mal planeadas ou quando abrem buracos e os tapam deixando as ruam cheias de lombas.