segunda-feira, 10 de março de 2008

A bola e o Mundo....

Dizem os mais velhos que Domingo é dia de "ir à bola". No entanto neste país, por vezes, parece mesmo ser a única coisa que ocupa a cabeça das pessoas. Somos mesmo um país de futebol e mais nada. Mas não estou aqui para falar dessas coisas tristes. Estou aqui para dizer que há mais coisas para além do futebol em Portugal. Também não são animadoras, mas que as há, ninguém pode duvidar. Senão vejamos.

Pergunta: Nas últimas duas semanas o que tem aberto todos os dias os noticiários da televisão nacional?

Resposta1:Noticias de homicídios com armas de fogo de norte a sul do país, esfaqueamentos e fins.

Resultado1: As pessoas só querem é saber se o Nuno Gomes vai recuperar para o jogo da Taça UEFA.

Resposta 2: Há uma manifestação de, estima-se, 100000 professores contra o modelo de avaliação dos professores, imposto pela Ministra da Educação. A Fenprof e partidos criticam a arrogância da ministra em manter os seus ouvidos moucos perante toda a contestação e Sócrates reitera a sua confiança na ministra.

Resultado 2: O país pára ao ver o esforço inglório do FCPorto, vencendo o jogo, mas perdendo a eliminatória das Champions nos penalties.

Resposta 3: Em Espanha Zapatero é reencaminhado para a chefia do governo espanhol...

Resultado 3: O Benfica empatou, o Camacho demitiu-se e o Sporting perdeu deixando cerca de 10 milhões de portugueses questionando-se sobre o seu futuro.

Não quero com estas palavras menosprezar o futebol, do qual sou adepto incondicional, mas penso que as pessoas estão demasiadamente preocupadas em falar de futebol quando deviam era estar preocupadas com o rumo que este país leva. A economia cresce, é um facto, mas também é um facto que os salários se mantêm os mais baixos da Europa.
Portanto portugueses, sugiro que deixem a bola de lado (até porque o campeonato este ano está mais que acabado), e passem a preocupar-se com aquilo que realmente interessa, o país.

Sem comentários: