sexta-feira, 4 de abril de 2008

O empreendedor.


"Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às actividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário económico - para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia." (in wikipédia)

Esta é a definição que se pode encontrar no Wikipédia de um dos conceitos e um dos temas mais em voga na actualidade. Mas afinal, o que é ser empreendedor?

Na minha forma de ver as coisas, e uma semana antes de assistir in loco ás conferências da semana de empreendedorismo na Universidade do Porto, o empreendedor é aquele que faz acontecer. Isto é, o empreendedor é aquele que provoca uma mudança nos comportamentos/mentalidades até aí considerados normais e que de certa forma introduz algo de novo num processo de produção (seja ele qual for). Estamos portanto a falar de pessoas com uma maneira de pensar os processos diferente. Ora esta visão inovadora pode até falhar no objectivo de criação de lucros para uma dada organização, no entanto a visão está lá assim como todo um novo conhecimento "criado". Penso que é desta forma que melhor se pode definir o empreendedor, como aquele que "cria" novos conhecimentos e os aplica e executa na sua organização.

Ao pensar neste conceito, que tipo de características queremos ver nestas pessoas. Na minha opinião o elemento pessoal mais importante é a liderança, pois sem ela não se implementam ideias. No entanto, não considero que um líder seja necessáriamente um empreendedor. Simplesmente porque este pode fazer acontecer, mas no entanto sem acrescentar algo de novo ao processo em que está inserido, facto que é para mim de extrema importância na manobra empreendedora.

Assim sendo, é ao juntarmos os conceitos de liderança e de inovação no conhecimento que encontramos a melhor forma de definir e encontrar o empreendedor. Alguém que "cria" o conhecimento e o lidera durante a sua aplicação prática nas organizações em que está inserido.

Sem comentários: