sexta-feira, 25 de abril de 2008

"Abril" hoje...


De facto, Abril é muito mais do que apenas mais um mês. É símbolo de espírito, é conquista, é fundamentalmente o ícone da mudança em Portugal. Mas o que representa hoje o 25 de Abril de 1974?
Penso que aquilo que o Presidente da República revelou no discurso comemorativo do Dia da Liberdade não espanta ninguém. Pelo menos àqueles que, como eu, vivem numa base realista. A geração que ainda não atingiu as duas dezenas de idade anda por estes dias muito mais preocupada com Morangos com Açúcar e apressada em crescer sem querer conquistar as coisas mais simples da vida, pois creio que também aí haja aquilo que "Abril" me transmite.
"Abril" não é para mim liberdade, democracia. "Abril" é para mim esperança, perseverança, espírito de conquista e acima de tudo coragem de lutar pelos nossos sonhos, contornando os obstáculos e atingindo-os. Penso que é para isso que lutaram pessoas como Álvaro Cunhal, Sá Carneiro, Salgado Zenha, Zeca Afonso, Salgueiro Maia, etc, etc, etc... A todos eles, os portugueses devem agradecer todos os dias o país onde vivem, daquilo que desfrutam. Mas acho que não haverá melhor forma de honrar todos aqueles que fizeram e criaram "Abril" do que perante a adversidade não deitar a toalha ao chão e "...contra os canhões marchar...".

"Abril" não é recordar o passado, "Abril" é honrar o passado conquistando, diariamente, o futuro.

Sem comentários: